top of page

Produções e Pesquisa

Publicações Acadêmicas, Livros, Premiações, etc.

image.png

Animes e Mangás na Escola: Atuações Críticas da Psicologia escolar (Artigo)

(Org.) Carvalho, R.M.A.F; Nunes, D.R.N; Souza,V.L.T

O presente estudo tem como objetivo conhecer e refletir sobre o uso das mídias japonesas, animes e mangás, como materialidade mediadora no trabalho do psicólogo escolar. A pesquisa foi desenvolvida em uma escola estadual situada na cidade de Campinas como uma proposta de pesquisa-intervenção. Os resultados evidenciaram a potência dessas mídias para acessar as emoções e estimular a imaginação dos adolescentes, além de favorecerem o enfrentamento do preconceito presente no contexto escolar. Observou-se uma identificação e elaboração de sentimentos e emoções desencadeando um processo de reflexão, tomada de decisão e mudança no modo de pensar dos estudantes. O psicólogo escolar, buscando suscitar a reflexão em um contexto escolar acessível e receptivo, pode se utilizar dessas mídias para compreender os interesses, frustrações e medos dos adolescentes.

"II Simpósio Ibero-Americano e IV Simpósio Nacional de Epistemologia Qualitativa e Teoria da Subjetividade" (SEQTS 2023) 

Screenshot_17.png

Carvalho, R.M.A.F; Souza,V.L.T

Screenshot_19.png

Rocha, M. H. da S.; Carvalho, R.M.A.F; Knight, M. de S. M; Souza,V.L.T

Screenshot_18.png

Carvalho, R.M.A.F; Souza,V.L.T

Screenshot_2.png

Animes, Mangás, Psicologia e Educação: Uma revisão Integrativa (Artigo)

Carvalho, R.M.A.F; Souza,V.L.T

Os animes e mangás são mídias originalmente japonesas que fazem parte do cotidiano midiático de crianças e adolescentes. Essa pesquisa buscou observar como os estudos em psicologia e educação têm compreendido os animes e mangás. De caráter qualitativo e do tipo investigativo, trata-se de uma revisão integrativa da literatura, sendo incluídos estudos das áreas da psicologia e/ou da educação publicados entre 2012 e 2022. Conclui-se que as pesquisas atuais consideram que o uso dos animes e mangás pode favorecer a elaboração e reflexão sobre questões fundamentais para o processo de desenvolvimento da criança e do adolescente, tanto no campo educacional quanto no psicológico.

image.png

Animes e mangás mobilizando afetos e imaginação na escola (Dissertação)

Carvalho, Rebecca Moura de Almeida Ferreira

A presente pesquisa teve o objetivo de analisar a potência dos animes e mangás na mobilização de afetos e da imaginação de adolescentes. Como aporte teórico metodológico, adotou-se a psicologia histórico-cultural, em especial Vigotski e suas concepções sobre emoção, imaginação e arte. O procedimento de pesquisa deu-se por meio de encontros semanais, com adolescentes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II, de uma escola estadual, em um município do interior do Estado de São Paulo. Realizaram-se os encontros de cunho reflexivo em sala de aula, com a estratégia de apreciação de animes e mangás diversos, debates, desenhos e textos. As fontes de informações para a construção da análise foram: registros em diário de campo, produções dos adolescentes e transcrições das gravações dos encontros. Analisaram-se os resultados, com organização em três eixos: (1) As Emoções em Movimento, em que observamos a potência dos animes e mangás para fazerem emergir as emoções e sua elaboração; (2) A Imaginação em Movimento, em que a imaginação, atrelada à emoção, impulsiona o processo criativo dos adolescentes na produção de novas formas de perceber a realidade e seus conflitos, e pensar formas de superá-los; (3) Animes e Mangás como Práticas Psicológicas, em que apresentamos os fundamentos das ações realizadas, a fim de contribuir para futuras ações de profissionais da psicologia escolar. Conclui-se que o trabalho com os animes e mangás como materialidades mediadoras pode se constituir como estratégia potente no contexto escolar e nas práticas psicológicas voltadas ao coletivo, mobilizando os afetos e a imaginação, em uma atuação mais crítica, acolhedora e transformadora das condições de vida de adolescentes.

image.png

Reflexões Sobre as Violências e as Diferenças no Contexto Escolar Utilizando Animes  (Artigo)

Carvalho, R.M.A.F; Souza,V.L.T

Esse artigo relata intervenções no contexto escolar que objetivaram reflexões com estudantes, de forma coletiva e colaborativa, sobre temáticas emergentes da vivência da Covid-19 em especial as violências e as diferenças. Foram utilizadas como materialidades mediadoras no trabalho do psicólogo escolar os animes, animações japonesas, com estudantes do 6º, 7º e 8º anos do Ensino Fundamental de uma Escola Estadual no interior de São Paulo. Como resultados, pudemos observamos que o trabalho com essas materialidades, concomitante com atuação da psicologia escolar, conseguiu ajudar os adolescentes a pensar novas formas de entender e elaborar os conceitos e vivencias sobre a violência e seus desdobramentos. O trabalho também corroborou a importância da atuação integrada no contexto escolar, acreditando que o conhecimento, através de um trabalho integrado e multidisciplinar, possibilita, ressignificação e mudança, buscando a construção do pensamento crítico e da desnaturalização das desigualdades, violências e injustiças sociais favorecendo assim o desenvolvimento.

image.png

Arte e Psicologia: A colagem como instrumento de trabalho do psicólogo (Artigo)

Camargo, T.; Silva, R. V. N.da; Carvalho, R.M.A.F; Souza,V.L.T

O presente artigo, de natureza teórica, destaca o potencial da colagem como instrumento de trabalho do psicólogo a ser explorada em diversos espaços, ampliando a reflexão sobre os significados e sentidos dos sujeitos envolvidos na atividade. Vygotsky, em Psicologia da Arte, defende a arte como uma linguagem potente, uma forma de acessar os afetos e expressar as emoções. Assumindo essa perspectiva, o artigo busca refletir sobre a possibilidade do uso da colagem como uma técnica de expressão artística que promove no sujeito potencialidades para fazer viver suas emoções e propiciar sua compreensão e elaboração, favorecendo as ressignificações.

A contação dos nossos olhos (3).png
image.png

A contação dos nossos olhos (2024) (Livro)

(Org.) Carvalho, R.M.A.F; Nunes, D.R.N; Souza,V.L.T

No segundo livro “A contação de nossos Olhos” tivemos a participação de vinte alunos do 8o ano de uma escola estadual da cidade de Campinas/SP. Assim como no primeiro, as histórias foram elaboradas na íntegra pelos adolescentes e inspiradas nos animes que assistiram em sala de aula, acompanhados da psicóloga e da professora, resultando em
treze contos. As histórias refletem o poder da imaginação e do processo criativo dos adolescentes na elaboração de temas e questões que vivenciam em seu contexto. Os animes apresentados nos encontros, sensibilizaram e estimularam os participantes a mergulharem no processo imaginativo que, tendo no centro as emoções, favoreceu a produção de textos que revelam o potencial de cada um para avançar em seu processo de
aprendizagem e desenvolvimento. A leitura dos contos possibilita uma aproximação ao modo de sentir e pensar de jovens estudantes da escola pública, revelando seus dilemas na adolescência e as soluções que encontram para sua resolução.

A contação dos nossos olhos (3).png

A contação dos nossos olhos (2023) (Livro)

(Org.) Carvalho, R.M.A.F; Nunes, D.R.N; Souza,V.L.T

O livro foi escrito por dezenove alunos do 7º ano de uma escola estadual da cidade de Campinas/SP resultando em nove contos. As histórias foram elaboradas na íntegra pelos adolescentes e inspiradas nos animes (animações japonesas) que assistiram em sala de aula, acompanhados da psicóloga e da professora. Os animes apresentados nos encontros, versando sobre temas diversos, sensibilizam e convidavam os adolescentes a mergulharem no processo imaginativo, deixando as emoções fluírem na elaboração de temas como morte, luto, violência, racismo, relações familiares, depressão etc. Os contos refletem o poder da imaginação e criatividade dos adolescentes, tanto para se expressar, quanto para questionar e denunciar o que observam em seu contexto.

—Pngtree—award icon vector in flat_52447

Premiação: MOTIV.SE (2022) PUC Campinas

Carvalho, R.M.A.F

Premiação de 2º lugar na Sétima Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC Campinas. "A 7ª edição do Motiv.se – Mostra de Inovação e Empreendedorismo da PUC-Campinas, foi realizada durante a semana acadêmica e já definiu seus vencedores. Estudantes e ex-alunos da Universidade inscreveram propostas de ideias inovadoras em duas áreas: Sustentabilidade e Educação. Ao longo de toda a semana, os grupos desenvolveram seus projetos até chegarem à banca final." (...) 31/10/2022

Fotos do evento

313877839_197397239363137_66729762013769
IMG_20221027_212143644_edited.jpg
Screenshot_3.png

The power of Animes and Manga in Psychologypractices with adolescents at school (Academic Poster)

Carvalho, R.M.A.F; Souza,V.L.T

doi-med.png

The present research aims to analyze the power of anime and manga in promoting the expression of emotions and their elaboration by students of the 6th year of Elementary School. The study is anchored in the theoretical-methodological assumptions of Vygotsky's cultural-historical psychology. The author understands human development as a complex, permanent and continuous process, which takes place in the subject's interaction with culture. In order to fulfilled our objective, the research is proposed within the qualitative studies, as an intervention research, seeking to unite the research with the psychological practices that aim to transform the social conditions of the participants. Classroom meetings will be organized with students participating of a State School in the city of Campinas. In the meetings we will make use of the Japanese media materiality “anime”. (...)

Screenshot_4.png
—Pngtree—award icon vector in flat_52447

Premiado: Menção Honrosa

“Anime-se!” : O uso dos animes como promotor da manifestação das emoções no contexto escolar (Poster Acadêmico)

Carvalho, R.M.A.F; Nunes, D.R.N; Souza,V.L.T

doi-med.png

O presente trabalho é um recorte de uma pesquisa de mestrado em andamento, que se utiliza de animes e mangás para favorecer a expressão e elaboração das emoções de alunos do 6º ano do fundamental de uma escola estadual da região metropolitana de Campinas (RMC), São Paulo. Os alunos foram convidados a assistirem ao primeiro episódio de animes diferentes, e em seguida era proposta uma conversa/discussão sobre suas impressões e relações. Como resultado observou-se um grande interesse em relação a esse tipo de mídia, assim como a presença de um processo de identificação com os personagens. Esse processo fez com que emergissem emoções que ao serem expressas por cada um eram refletidas e elaboradas no coletivo. A experiência nos leva a defender os animes como instrumento na atuação do psicólogo escolar assim como de ações pedagógicas na escola. (...)

Screenshot_5.png
—Pngtree—award icon vector in flat_52447

Premiado: Menção Honrosa

"Uma explosão de sentimentos": Criação de Mangás e Desenhos como forma de Expressão das Emoções (Poster Acadêmico)

Carvalho, R.M.A.F; Nunes, D.R.N; Souza,V.L.T

doi-med.png

O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado em Psicologia, em andamento no Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da PUC-Campinas, vinculada ao grupo de pesquisa Processos de Constituição do Sujeito em Práticas Educativas (PROSPED). Em suas pesquisas, os integrantes do grupo utilizam a arte como forma de acessar os sujeitos, compreendendo-a como potente na agilização da imaginação e promoção do desenvolvimento. O trabalho tem como objetivo analisar a potência dos Animes e Mangás na expressão de emoções de adolescentes. (...)

bottom of page